DO NAMIBE-ANGOLA E PARA O MUNDO, VOCE ENCONTRA AQUI NO PENSADORESNAMIBE.
As exigências modernas do homem novo não devem ser as de governar o mundo que o cerca, mas a de liderar os seus proprios pensamentos, ser livre é uma questão de disputa entre o Deus que não posso ser e o escravo que não aceito ser. E.Livulo.
Nem sempre a vida traz no seu legado um aroma agradavel, as controvérsias estimuladas pelos hipócritas desgraçam inocentes. Guilherme Tchitalakumbi.
É pertinente correr atraz do tempo, para não chegar a tempo de atrasar com os planos, na vida tudo é facil dificil é perceber que quando nascemos nunca sonhamos sofrer, por isso viva a cada momento tal como ele é. G. Tchitalakumbi.
Total de visitas: 87567
A FAMÍLIA
A FAMÍLIA
Por: Enoch Livulo
Este é um artigo em que de modo mais ou menos pormenorizado procurarei fazer uma abordagem sobre que é a família, seu verdadeiro papel, missão ou objetivo para o garante de uma sociedade sadia, quero com isto dizer para que se tenha uma sociedade digna de valores, que não somente aceita os valores morais mas como também elogia e eleva-os. Farei uma abordagem numa vertente da psicologia social psicológica isto é, de dentro pra fora, as componentes psicológicas dos pais e filhos. E entretanto critica numa perspetival da sociedade Angolana em particular a da província do Namibe. A sociologia define a família como um grupo social básico criado por vínculos de parentesco ou matrimônio presente em todas as sociedades. A família proporciona a seus membros proteção, companhia, segurança e sociabilização. A estrutura e o papel da família variam segundo a sociedade. Não importa como, mas gostaria que mergulhássemos numa definição muito simples (o que é a escola); quando responde que a escola é a nossa segunda casa de aprendizagem, estamos a afirmar que existe uma casa de aprendizagem primaria, e esta casa é a família no entanto a família deixa de ser apenas um grupo de indivíduos que partilham apenas o mesmo espaço, estamos a falar de um grupo de indivíduos que têm como cabeça de serie os pais, e que não são apenas progenitores mas que são e devem ser sobretudo educadores, é na família onde as crianças aprendem a aprender, é na família onde os pergaminhos da personalidade se vão criando, e que depois são potencializados na escola, nos locais de serviço, etc. Portanto estamos a falar de um números de responsabilidades que os pais tem em mãos, para além de gerarem indivíduos simplesmente ao mundo, têm a árdua tarefa de educarem. Tenho é a lamentar de que as nossas sociedades perderam a noção da verdadeira tarefa da família, gerando filhos como que fossem um número de urinas ou fezes em que vão pra casa de banho trazem eles e depois que se lá o que D(d)eus ou Satanás quiser. Já agora nesta minha curta pesquisa pude agrupar três tipologias de famílias na vertente da psicologia social psicológica mencionando:
1. Famílias progenitoras
2. Famílias pensionistas
3. Famílias educadoras Famílias progenitoras
As famílias progenitoras: são aquelas que trazem apenas os filhinhos ao mundo, sem prestar os cuidados devidos pra crianças. Ou Então os filhos são frutos puramente do prazer e não como um projeto em que pretende investir, são caso de muitos lares com excesso de filhos que nem sequer conseguem distribuir atenção devida e merecida aos filhos.
Famílias Pensionistas (pensão): As Famílias pensionistas são aquelas famílias que pese embora não sejam verdadeiramente más, elas não cumpre papel algum. Neste tipo de família o lar é tido como uma pensão, os pais cumprem com as necessidades básicas de alimentação, vestuário, etc. não orientam os filhos, não educam, lançam os filhos pra as escolas e nem sequer fazem o acompanhamento devido, somente vão pra lá quando as escolas quando são convocados pra as reuniões com os encarregados. E entre as razões segundo os inquéritos e estudos realizados estes pais afirmaram falta de tempo, excesso de ocupação com os trabalhos, e alguns até por negligência.
FAMILIA EDUCADORA É o tipo de família ideal, em que os pais estão cientes das suas responsabilidades como encarregados de educação, os pais projetam o numero de filhos que querem ter, educam os filhos, orientam-os isto é preparam os filhos para os compromissos vindouros sociais, escolares, profissionais. etc. Segundo os resultados de um inquérito realizado aos membros da ASSOCIAÇÃO DE ESCUTEIROS DO NAMIBE, DA DIOCESE DO NAMIBE PARÓQUIA DA NOSSA SENHORA DE FATIMA, MISSÃO DO FORTE SANTA RITA AGRUPAMENTO 104, sessenta por cento dos resultados apontaram que em angola e na província do Namibe as famílias são progenitoras. Para uma visão simplória não quero dizer que eles estejam necessariamente certos ou errados são somente resultados de uma pesquisa realizada apos uma sessão de palestra com o mesmo tema a família, realizado no dia 10 de julho de 2012. Na escola João Paulo Namibe É uma lástima e um triste pesar quando observo para o número de famílias e o tipo de famílias que temos, só para não falar das crianças sem lar. Repara no seguinte pormenor: Entre cerca de uma milhão de espécie existente na terra, o homem é o único animal que possui o córtex cerebral, por outra, é o único animal que tem a capacidade de raciocinar, selecionar e projetar isto é que nos torna diferentes dos outros animais; mas parece que esse mesmo homem esqueceu das suas vantagens em relação as outras espécies, não projetam, não analisam e somente querem viver o agora, é como que se tivessem uma pilha a fazer a vez do cérebro , e que de vez enquanto a pilha ou a bateria dá carga baixa ou desliga o corpo e como consequências as sociedades ganham miúdos mal criados, bêbedos, prostitutas, etc. Portanto em jeito de conclusão tenho é a dizer que os pais que constituem hoje as famílias, e estas que por sua vez constituem as sociedades devem ter o maior respeito e consideração das tarefas que se lhes são sobrepostas em mãos, é urgente e prioritário que os pais desenvolvam aos filhos o espirito de humildade, e de aprender, educar os filhos é ser responsável pelo comportamento dos filhos uma vez que estão sob o seu teto, devem educar, educar educar sempre, por outra sorte serão definidos apenas como seres humanos com órgãos genitais pura única e simplesmente para a reprodução, ou preservação da espécie.