Possíveis Influencias Das Redes Sociais No Comportamento
Por: Enoch Livulo
Introdução
Independentemente das varias definições que podem vir a ser atribuídas pelo homem , não podemos por de parte a focalização do homem como um animal livre que pensa,sente, se emociona, e que se comunica acima de tudo.
Mas é exatamente na esfera do pensamento de Buher onde desdobro a esteira do meu pensamento, quando outrora afirmou para a ciência de que o homem é um animal dialogante. Isto é; que estabelece relações de conversações consigo mesmo, e para com o mundo.
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objectivo comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.
Durante os dez últimos anos o mundo científico, social, e tecnológico, descobriu coisas que até cerca de 2 mil anos atrás não predispúnhamos, tornamos-mos tão obcecados pelas coisas modernas que por final acabamos confundidos com as coisas,que estamos a perder a real noção das coisas, isto é; noção da verdade, realidade,existência, auto- estima, etc. Freqüentemente confundimos nossas personalidades com as das telas, é aí onde entram nas nossas vidas as : Rihanas, Beyonces, Lil Waine, Dracks, Cris Brown E outros lixos.
Antes da era digital, das revoluções tecnológicas; as relações sociais eram mais próximas e realistas o que não quer dizer isente de mentiras; com o surgimento das N.T.I, dobraram-se as mentiras e conseqüentemente o pecado.
Os Facebooks, Twitter, ortkuts,etc.
Antes de qualquer coisa me vejo obrigado a afirmar de que não tenho nada contra as redes sociais, muito menos e pelo contrario tenho é de agradecer pelo facto de elas existirem, minha inquietação vem em função do mau uso delas, feito pelos humanos, e os possíveis riscos.
Vale dizer que quando se espelha sobre as influências das redes sociais a que se destacar alguns pressupostos a dizer:
Ø Factores Culturais
Ø Factores Sociais
Ø Factores Psicológicos
O estilo de vida é o retrato da dinâmica da sociedade, quais as ocupações, interesses e o que pensam as pessoas como consumidores. Neste sentido, estudos de segmentação que analisam estilos de vida podem auxiliar as pessoas a definir sua estratégia de comunicação e média, bem como encontrar respostas sobre o posicionamento da marca em determinada situação
Cada vez mais usuários criam perfis para se aprofundarem em assuntos diversos, formar opiniões e interagir com pessoas… ai que está o grande “X” da questão! As redes sociais utilizam técnicas de pontos de influência, pois além de ser uma ferramenta de informação, é um meio de expressão “sem censura”, assim tornando uma via de mão dupla.
-Entre os factores culturais -vale dizer que com as redes sociais promovem uma entrosão e cultural impedindo as pessoas de se excluirem dos grupos. promovendo assim uma auto-estima.
-Factores sociais-Os factores sofrem ambivalencia em função da dupla realidade que se vive hoje em dia; A Realidade virtual(onde entram os amigos do facebook......etc) e a realidade Social .
-Factores Psiclogicos- Os factores psicologicos são e ou consideram-se como os principais uma vaz que é a base do equilibrio emocional que é o garante do bem pensar e bem agir. é em função deste factor que surgem as fobias , as frustrações ; as canseiras etc.
OBSERVAÇão: este artigo encontra-se em construção e reextruturação ; pedimos as nossas sinceras desculpas pelo constragimento
::::::::::::::::::Referencias Bibliograficas::::::::
-Hermegildo Peterson Natal-
Pesquisas google; referencias nominais
-