Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Vote aqui
O que você acha da Educação em Angola e no namibe?
BOA
RAZOÁVEL
SEM OPINEÃO
IGNORO
PRECISA DE SER MELHORADO
PIOR
OS PROFESSORES SÓ MENTEM
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (383 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


DO NAMIBE-ANGOLA E PARA O MUNDO, VOCE ENCONTRA AQUI NO PENSADORESNAMIBE.

 

As exigências modernas do homem novo não devem  ser as de governar o mundo que o cerca, mas  a de liderar os seus proprios pensamentos, ser livre é uma questão de disputa entre o Deus que não posso ser e o escravo que não aceito ser.  E.Livulo.



Nem sempre a vida traz no seu legado um aroma agradavel, as controvérsias estimuladas pelos hipócritas desgraçam inocentes. Guilherme Tchitalakumbi. 


É pertinente correr atraz do tempo, para não chegar a tempo de atrasar com os planos, na vida tudo é facil dificil é perceber que quando nascemos nunca sonhamos sofrer, por isso viva a cada momento tal como ele é. G. Tchitalakumbi.




Total de visitas: 87565
Entrevista/Inadec
Entrevista/Inadec

Entrevista

COM O SENNHOR: ALBERTO RODRIGUES SOBRINHO DIRECTOR PROV./INADEC/NAMIBE


POR: GUILHERME TCHITALAKUMBI

REPÓRTER R.N.A/NAMIBE AO SERVIÇO DO INADEC

 

R.Guichitas- A Defesa do consumidor é um dever de cidadania, estando nos dias que antecedem a quadra festiva nomeadamente o natal e a passagem de ano todos os cuidados devem se terem em conta, pois é nesta fase do ano em que se verificam alterações dos preços dos produtos alimentares, electrodomésticos, isso porque as vezes a procura supera a demanda o que leva a muitos produtos custarem mais caros em relação a outras épocas do ano.

 

Numa conversa tida com o Senhor R. Sobrinho, Director do Inadec/Namibe em 23 de Novembro de 2011, respondendo as perguntas que lhe foram colocadas disse:

 

 - Muito obrigado a princípio queremos alertar a todos os consumidores que na véspera da quadra festiva tenham mais calma, em relação aos produtos que vão procurar, devem pautar pelo princípio de verificação, do estudo do mercado para saberem os preços que vão de encontro ao seu bolso e antes devem verificar os produtos que já existentes em casa, porque o produto mesmo em casa também podem expira, pois há quem já fez muita compra e tem tanto produto em casa, mais nesse período da quadra festiva as necessidades aumentam e vão querer comprar tudo, para que isso não aconteça, primeiro deve verificar o que já tem em casa e em que estado se encontra e só depois é que deve partir para a realização de outras compras e como dizia, no acto da realização das compras devemos verificar cuidadosamente as embalagens, aquelas que estiverem semi - abertas ou aquelas que demonstrarem indícios de terem sido já abertas, devemos é abrir mesmo para conferir unidade por unidade, porque dentro delas pode haver produtos já com prazos de validade expirados, ou produtos mal acondicionados.

 

Também devemos saber que a vida não para em Dezembro, continuaremos com a vida, pois a festa só será no dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, mais a vida continua, no entanto, não devemos acabar todos os recursos que temos para estes dois dias.

 

De recordar também que no período da quadra festiva é vulgar se verificar as ofertas que se dão aos amigos, aos filhos e então como pais devemos saber escolher o tipo de brinquedo, porque existem aqueles que são perigosos para o uso das crianças, deve se ter o cuidado de verificar as suas origens, a forma de como devem ser manuseados bem como o período de vida útil desse brinquedo.

 

Por outro lado também queríamos dar um apelo aos nossos automobilistas que tenham mais precaução ao conduzir, durante esse período do ano situações desagradáveis têm acontecido e pessoas há que por vezes conduzem em estado de embriagues, o que tem vitimado muitas vidas, portanto nessa quadra festiva somos de apelar que tenham mais precaução, circulem com a velocidade moderada, respeitem os passageiros, não devem usar telemóveis enquanto estiverem a conduzir, devem orientar a todos passageiros usem o cinto de segurança para que tenhamos uma quadra festiva mais calma, mais tranquila e mais saudável, ainda assim aos camionistas quando encontrarem-se com avarias fora das localidades, que utilizem os sinais de sinalização para evitar que outros venham colidir por não saberem se há uma viatura a frente com avaria e devem cumprir rigorosamente com os sinais de trânsito.

 

Aos fornecedores estamos apelar no sentido de cumprirem rigorosamente o que está na lei, respeitar os direitos do consumidor e colocar a disposição dos consumidores produtos em perfeitas condições e nas normas internacionalmente aceites para o uso e consumo das pessoas, ainda a eles apelamos que pratiquem preços que vão de encontro com as normas legais, não sobre facturem nem alterem aleatoriamente os preços, devem atender cuidadosamente os seus clientes, dando explicações daquilo que vendem porque deve existir maior Elo de ligação entre o fornecedor e o consumidor, portanto o consumidor deve sair de um estabelecimento aclarado com o artigo que leva, como vai utiliza-lo durante o período que o produtor deu de vida desse produto e não tenham muita pressa devem verificar cuidadosamente a todos aspectos que já nos referimos.