Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Vote aqui
O que você acha da Educação em Angola e no namibe?
BOA
RAZOÁVEL
SEM OPINEÃO
IGNORO
PRECISA DE SER MELHORADO
PIOR
OS PROFESSORES SÓ MENTEM
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (383 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


DO NAMIBE-ANGOLA E PARA O MUNDO, VOCE ENCONTRA AQUI NO PENSADORESNAMIBE.

 

As exigências modernas do homem novo não devem  ser as de governar o mundo que o cerca, mas  a de liderar os seus proprios pensamentos, ser livre é uma questão de disputa entre o Deus que não posso ser e o escravo que não aceito ser.  E.Livulo.



Nem sempre a vida traz no seu legado um aroma agradavel, as controvérsias estimuladas pelos hipócritas desgraçam inocentes. Guilherme Tchitalakumbi. 


É pertinente correr atraz do tempo, para não chegar a tempo de atrasar com os planos, na vida tudo é facil dificil é perceber que quando nascemos nunca sonhamos sofrer, por isso viva a cada momento tal como ele é. G. Tchitalakumbi.




Total de visitas: 87569
psicometamorfose humana
psicometamorfose humana

psicologia 

Psico-metamorfose Humana

 

Por: Enoch Livulo

             O tempo enquanto passa muda/transforma objectos, e pensamentos.

              O homem nasce, cresce, desenvolve e morre. E enquanto cresce terá que raciocinar sobre si mesmo, sobre o seu desenvolvimento, do que ele era e do que se esta a tornar, e cedo mais tarde ele terá que dizer: já não sou mais uma criança (posso ir a escola sozinho), poderá também dizer já sou crescido ninguém pode me controlar (sei perfeitamente bem os que estou a fazer), poderá ainda dizer me desculpem meus pais eu estava errado ( não sabia o que estava a fazer), e os mais sortudo chegam a dizer já vi. E vivi muita coisa e experiencia (isto tudo é ilusão, eu também já pensei assim como você e descobri que estava errado). Nestes dizeres enquadram-se os da idade escolar (2ªinfância), a fase da adolescência, idade adulta e da velhice.

                Quando me refiro em psico-metamorfose me estou apenas referindo o processo de transformação de um ser para outro, isto é a mudança, não me restrinjo apenas na vertente biológica em que as únicas espécies que por elas passam são os insectos; me estou referindo apenas a um conjunto de transformações que ocorrem quer sob ponto de vista físico, quer sob o ponto de vista psicológico; portanto basta ser uma espécie para se passar por ela!

               Segundo a enciclopédia em carta a Metamorfose, designa-se a mudanças anatómicas notáveis que ocorrem durante a vida de alguns animais, outros biólogos e enciclopedistas definem ainda a metamorfose como o conjunto de mudanças na forma e na Extrutura do corpo dos organismos vivos até atingirem a idade adulta.

      Portanto a metamorfose vem a estar intrinsecamente ligada ao destino uma vez que sobre elas não podemos lutar, ou impedi-la de acontecer; é um processo natural, e quase divino.

Discorrerei sobre uma metamorfose que ocorre nos bastidores da nossa mente que tornam-nos diferentes e especiais, a metamorfose do pensamento. E este tipo de metamorfose só ocorre na espécie humana, os insectos sentem dor, formam-se em grupos tem prazer nas suas acções, mas não como fruto de um acto racional, uma vez que estes não possuem o córtex cerebral portanto possuem um pensamento instintivo manual concreto que lhes conduz e que se restringe apenas no instinto de sobrevivência, ou preservação da espécie assim as formigas formam-se em grupos para levar os alimentos, enfrentar um perigo, etc. Os gafanhotos, moscas, mosquitos, rãs, tem relações sexuais apenas para procriar ou preservação da espécie, constroem abrigos apenas para sobreviverem a temperaturas extremas em fim para sobrevivência. Não projectam; seus pensamentos não gravitam em torno das suas vitorias e derrotas não perspectivam o amanhã, para eles o agora é o sempre, ao contrario deles a espécie humana antes de construir a sua casa elabora a planta e o croquis de localização, temos o acto sexual não só pra procriar, mas também para diversão /satisfação do ego, ou como forma de descarga de tensão emocional e nalguns casos até mesmo física.

Há pessoas na vida que nos emocionam, fazem-nos felizes que revolucionam a nossa vida a partir nossas formas de pensar, essas pessoas entram nas nossas vidas e a partir daí nunca voltamos a sermos os mesmos, quer sob nossas escolhas, atitudes etc. Eu não chamaria isto de evolução, ou regressão ou coisa parecida mas sim uma mudança simplesmente e esta mudança tem a sua base, esta base é a psicológica.

Nosso ciclo de vida pode ser descrito por uma duas, três palavras e talvez por números inomináveis e enquanto descrevemos este mesmo ciclo o mesmo indivíduo é vítima de inúmeras transformações quer do ponto de vista físico ou psicológico e isto é, desde a tenra idade até o nosso último suspiro de vida.

Há brincadeiras típicas de uma criança, de um adolescente, de um adulto jovem e de adulto mais velho todas elas são propícias consoante as idades e são fáceis de serem admitidas.

Pensar não é uma opção do nosso cérebro mas sim um acto inegável, Nosso cérebro esta em constante funcionamento a medida que se desenvolve e se transforma esta transformação são observadas sob o ponto de vista psicológico em fenómenos, propriedades, e estados psíquicos.

A metamorfose psicológica resume-se apenas à mudanças, ou transformações nas nossas formas de pensar, sentir e agir diante do mundo; sobretudo a mudanças que ocorrem de modo involuntário, aquelas sob as quais não podemos impedir que aconteçam, como é o caso do senso de egocentrismo do adolescente frente ao mundo, achando que as necessidades da maioria têm que girar em torno de si e de suas necessidades, e que o mundo tem que parar para prestar-lhe homenagens, aqueles tipos de ideias que em tempos admitíamos e defendíamos como verdadeiras ou falsas e no decurso do tempo por si só perderam o calibre, com mais tempos perderam peso, ostento e credibilidade e mais tarde ainda acabaram extinguidas na nossa própria mente e optamos por uma outra ideia e muitas das vezes contrária da que anteriormente defendíamos. Portanto como diz o seu próprio nome oriundo do grego “Psico” (mente), “meta” (além) “fose” (mudança) portanto mudanças psicológicas que ocorrem aquém da nossa vontade, é de realçar que o homem neste processo de interacção com os demais, acaba sempre influenciado e sendo influenciado por outros, dai as mudanças de que ele é vítima estarem além da sua vontade consciente, aquela que representa o seu verdadeiro “Eu”.

 Portanto mudam os outros animais, mais os únicos que tem o privilegio de repensarem-se, construir e ler a sua história é o que se chama homem, não tenho a certeza poderia dizer que o homem é o único animal que acha que pensa, mas, os psicofisiólogos demonstraram que o único cérebro que as outras espécies possuem é o cérebro reptliano / límbico o cérebro da existência ou preservação da espécie onde só residem os conceitos de perigo, fome sede, temperatura, e sexo. “UhhhhhhUhhh” meu caro devias estar contente que para alem de você nenhuma outra espécie lera este artigo e ter as mesmas ideias que agora estas a produzir.

Já agora gostaria de afirmar que não mudarei minha forma de pensar até o ano dois mil e …. (20…), Mais não posso dizê-lo, porque há vezes que a mente funciona como piloto automático, derretendo quando em contacto com quente e congelando-se em contacto com o frio. Estou quase a concordar co Aristóteles, Platão, Gustv lebon, Gabriel tarde, quando afirmara que a mente nunca é por si só, mas por si, e para a sociedade e que as pessoas são dotadas de uma alma colectiva em função da meio. Portanto o meio é também responsável e em grande escala pela psico-metamorfose, sobretudo, o meio próximo.